Ciclo de palestras da Agefis debaterá acessibilidade em construções

Encontros serão na Escola de Governo, na quinta-feira (1º de setembro), com inscrições gratuitas. Com o objetivo de capacitar arquitetos, engenheiros, síndicos e a comunidade em geral para a elaboração de projetos construtivos que levem em conta a acessibilidade, a Agência de Fiscalização (Agefis) promove, na quinta-feira (1º de setembro), o ciclo de palestras Acessibilidade e Urbanização

Na Escola de Governo, onde serão os debates, o ambiente conta com rampas, elevadores e espaços reservados a pessoas com mobilidade reduzida. Foto: Toninho Tavares
Serão quatro temas: Rotas de Pedestres; Acessibilidade em Águas Claras – Adequação das Calçadas; Urbanização de Praças e Espaços de Convivência; e Sinalização Tátil no Piso, que trata da Norma Técnica nº 16.537, de 2016.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 12 horas de quinta-feira, pelo e-mail suplan.adm@agefis.df.gov.br. É necessário informar nome completo e telefone para contato. Não há pré-requisitos para participar. Os encontros serão na Escola de Governo, no Setor de Garagens Oficiais Norte, das 14 às 18 horas, e a frequência dará direito a certificado.
Preocupação com a acessibilidade em projetos

Os debates são uma forma de disseminar o conhecimento, como explica o engenheiro civil e auditor da Superintendência de Gestão e Planejamento da Agefis Sandro Farias: “É um trabalho preventivo e uma maneira de as pessoas começarem a se preocupar com os aspectos da acessibilidade na hora da concepção dos projetos”.

A palestra Rotas de Pedestres, por exemplo, propõe a sensibilização do público-alvo para a necessidade de melhorar trajetos a serem percorridos a pé, em especial, próximo a hospitais, escolas e estações de metrô. O tema é alvo deprojeto específico da Secretaria de Gestão do Território e Habitação. A segunda rodada de discussão — Acessibilidade em Águas Claras – Adequação das Calçadas — deriva de um trabalho da Agefis em parceria com condomínios da região administrativa. “É quase um estudo de caso com condomínios notificados e que precisaram se adequar”, conta Farias.

As sugestões para melhoria do acesso a praças e espaços de convivência ficarão a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Por fim, a apresentação da Norma Técnica nº 16.537, de 2016, publicada em 27 de junho, será abordada na última palestra: Sinalização Tátil no Piso. “É uma norma muito nova e tem uma parte específica para calçadas”, justifica Farias.

Ciclo de palestras Acessibilidade e Urbanização

Em 1º de setembro (quinta-feira)

Das 14 às 18 horas

Na Escola de Governo, no Setor de Garagens Oficiais Norte, Quadra 1


Inscrições gratuitas pelo e-mail suplan.adm@agefis.df.gov.br até as 12 horas de 1º de setembro
Postagem Anterior Próxima Postagem