Meu condomínio está uma bagunça

Conservação e limpeza, Inadimplência, conta de água, são muitos devedores. Não temos administradora! O que devo fazer?

Resultado de imagem para desespero

O primeiro caminho é contratar uma empresa administradora para gerir o condomínio. Manter as contas do condomínio em ordem é fundamental para uma boa gestão do prédio. Sabemos que em alguns casos, a própria situação do país contribui para o aumento na inadimplência, ninguém quer passar por esse tipo de incômodo.

Moradores inadimplentes fazem parte da realidade em condomínio, e, dependendo da gravidade da situação, acarretam em ações judiciais desgastantes e custosas. É interessante que todos os moradores entendam a existência da taxa de condomínio, para que percebam o fim do investimento, tratando com transparência essa transação. Quando o condômino entende para onde que irá seu dinheiro, há uma tomada de consciência e a confiança se fortalece, o que irá facilitar na hora da cobrança e clima no condomínio.

Despesas e receitas do condomínio devem ser monitoradas de perto, principalmente pelo síndico, então é trabalho do mesmo garantir a eficiência do uso desse recurso.

Há muitos gastos que já são conhecidos pela gestão do condomínio, como consumo de água, material de limpeza, despesas com funcionários, etc. Todavia, o condomínio não pode contar que somente gastará o valor das despesas ordinárias, então precisa ter um controle financeiro que permita um acúmulo para pagar por suas despesas extraordinárias, como reformas, ampliações, decoração, e outros investimentos que melhoram a vida do condomínio, e só é possível com a devida preparação financeira.

Tenha uma gestão preparada, com uma contabilidade de condomínio eficiente e evitará muitos problemas e ainda irá economizar tempo e dinheiro.


O papel do síndico está em constante evolução no mercado. Essa é uma atividade que exige entendimento em áreas diversas, como contabilidade, administração, relações humanas, finanças e direito. Um aspecto importante e que irá te auxiliar bastante nessa empreitada como síndico é ter junto de si uma equipe. Trabalhar em conjunto é muito mais produtivo do que tentar resolver tudo sozinho.
Postagem Anterior Próxima Postagem