CURSO COMUNICAÇÃO EM ASSESSORIA


CURSO COMUNICAÇÃO EM ASSESSORIA


Curso com certificado

PERÍODO: 3 e 4 de fevereiro 2017 sexta-feira (19:00 ÁS 22:00) e sábado(09:00 ÁS 18:00).

CARGA HORÁRIA: 10h.

INSCRIÇÕES: www.inovagestao.net

INFORMAÇÕES: 61 4101-8158| 9 9103-2600 | 9 8497-2015 

LOCAL DO CURSO: Setor de Diversões Sul, bloco A, Nº 44, Edifício Boulevard Center, sala 401/410 (auditório), Brasília/DF. CEP: 70.391-900.


VALORES: 

Individual até dia 30 de janeiro R$ 1.000,00 pode dividir em 4 vezes de R$ 250,00

Individual no dia 03 de fevereiro R$ 1. 200,00 pode dividir em 4 vezes de R$ 300,00


GRUPO DE QUATRO PESSOAS

Até dia 30 de janeiro = R$ 800,00 pode dividir em 4 vezes (por pessoa)

No dia 03 de fevereiro = R$ 1.000,00 pode dividir em 4 vezes de R$ 250,00 (por pessoa)

O pagamento pode ser efetuado em cartão de crédito e debito.


O curso tem por objetivo oferecer subsídios para implantação de assessoria de comunicação, estruturação de assessoria de imprensa e possibilitar o aprendizado teórico-prático acerca do funcionamento e da importância da assessoria no processo de comunicação atual.

Específicos:

- Expor a dimensão histórica acerca da assessoria;

- Preparar para uma atuação reflexiva e estratégica na função;

- Desenvolver a prática no texto e no planejamento.



EMENTA: As novas tecnologias na comunicação (jornalismo, publicidade, propaganda e relações públicas) para assessoria interna e externa. O texto e a comunicação com os diferentes públicos. Planejamento e execução de projetos de comunicação. Aplicação da assessoria de imprensa nas organizações contemporâneas como fonte auxiliar de elaboração da pauta e do conteúdo das redações. Base técnica necessária para o aluno exercer a função de assessor de nas diversas instituições.

OBJETIVOS GERAIS: O curso tem por objetivo oferecer subsídios para implantação de assessoria de comunicação, estruturação de assessoria de imprensa e possibilitar o aprendizado teórico-prático acerca do funcionamento e da importância da assessoria no processo de comunicação atual.

Específicos:

- Expor a dimensão histórica acerca da assessoria;

- Preparar para uma atuação reflexiva e estratégica na função;

- Desenvolver a prática no texto e no planejamento.

Conteúdo Programático

Unidade I

03 de fevereiro

19hs às 22 hs

Assessoria de Comunicação o que é isso?

Conceitos e finalidades

Atuação das assessorias no Brasil e na América Latina

Unidade II

04 de fevereiro

09hs às 12h30

As assessorias e os veículos de comunicação: delimitação de territórios

A relação entre as redações convencionais e as redações de assessoria

A comunicação interna e externa

O trabalho do assessor de imprensa, do publicitário e do relações públicas

Unidade III

04 de fevereiro

13h30 às 18 horas

O release

As peças publicitárias

Os relacionamentos com os públicos

O texto para veículos impressos, online e de radiodifusão

Quando o release vira notícia

As redes sociais, o assessor na era digital

Metodologia

• Aulas expositivas;

• Exibição de filmes;

• Estudo de textos e casos práticos;







PROFESSORA: Dra. Hosa Freitas

PhD em Gestão de Comunicação Social e Ciência Política na Universty Houston (USA)

Mestrado em Teoria da Comunicação na Faculdade Cásper Líbero

Mestrado em Semiótica na ECA - USP

Pós-graduanda em Teoria da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (SP),publicidade e marketing, Jornalismo Econômico e Semiótica Narrativa.

MBA em Marketing pela – Escola Superior de Propaganda e Marketing do RJ (ESPM/BSB)

Especialização em assessoria de Imprensa no Sindicato Internacional de Serviços (The George Washington University) em Washington,dc/USA

Comunicação Social – habilitação em Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (Uniceub), Publicidade, Propaganda e Relações Públicas na Universidade de Brasília (Unb/ CEUB) e Letras na Faculdade de Filosofia e Letras de Araxá/MG.

Graduada em Artes Plásticas pela École Supérieure de Arts Decoratifs de Strabourg/França.

Nos últimos 14 anos têm atuado como consultora de imagem (media training) e assessora de imprensa e técnica legislativa de parlamentares, entre eles, Pauderney Avelino (DEM/AM), Onyx Lorenzoni (DEM/RS), ACM Neto (DEM/BA), Eduardo Gomes (PSDB/TO), Júlio Semeghini (PSDB/SP), José Rocha (PR/BA), Luciano Castro (PR/RR), Waldemir Moka (PMDB/MS), Júlio César (DEM/PI), Comissão de Agricultura (dep Raimundo Gomes de Matos /PSDB/CE), Comissão de Segurança Pública (dep. Efraim Filho /DEM/PB), Liderança PSDB, Mariana Carvalho (PSDB/RO) Dire de Comunicação da Câmara dos Deputados, como também acompanhamento técnico em comissões.

Últimos clientes:
FNTI – Frente Nacional das Entidades de Tecnologia da Informação – Assessoria Institucional/Congresso Nacional (formada pela ABES/ASSESPRO/FENAINFO/SOFTEX/SUCESU)

Phillips do Brasil (media training)

Assessora de imprensa e marketing da Universidade Católica de Brasília

Consultora Unesco, atuando na Assessoria de Imprensa e Planejamento Estratégico de ações sociais

Funasa – Fundação Nacional de Saúde, núcleo de imprensa e planejamento de divulgação das campanhas de vacinação.

OPAS – Treinamento para técnicos de comunicação dos ministérios de saúde dos países da América Latina (Santiago/Chile)

Assessoria de Marketing (status de diretoria) da GEAP – Fundação de Seguridade Social (Brasília)

Assessora de Comunicação do Trisoft – Núcleo de Desenvolvimento de Software do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Ligado ao programa Softex)

Veículos de Comunicação: (no período de 1984 a 2015)

Radio Web – texto para roteiro de programa de televisão/radio/internet Planejamento de campanhas eleitorais e publicitárias.

Reportagem / Produção/ Edição

TV Câmara e Agência Câmara

Portal UOL de notícias

Departamento de Publicidade da Câmara dos Deputados

Rede Vida de Televisão

Redobras / Brasília (Rádio/Televisão/Agência)

Sistema Globo de Jornalismo (Brasília/ Rio de Janeiro/ Uberlândia/ Uberaba)

TV Manchete (Brasília/ Rio de Janeiro) e TV Record (Brasília)

Jornal de Brasília e Correio Braziliense (Brasília)

Vídeo Press – Produção de Jornalismo


Academia e Publicações:

Faculdade do Triângulo (Profª de Teoria da Comunicação e Produção de Jornalismo)

Faculdade JK /Brasília (Profª de Teoria da Comunicação Semiótica e Planejamento de Assessoria de Comunicação Social, marketing e Gestão de Comunicação Social)

Universidade Católica de Brasília (Profª de Teoria da Comunicação e semiótica dos meios audiovisuais)

Publicações:

Como tramitam as proposições no Congresso Nacional (publicação voltada para assessoria institucional e parlamentar)

Planejamento de Assessoria de Comunicação e Media Training (publicação para Philips do Brasil, Samsung na América Latina) 1997

Manual da Fonte 2003

Contexto Político (2011-2014)

CPI dos Fundos de Pensão 2016

Bibliografia Básica

DUARTE, Jorge (org) Assessoria de Imprensa e relacionamento com a Mídia – Teoria e Técnica. São Paulo. Atlas 2003.

McGEE, James e PRUSAK, Laurence. Gerenciamento Estratégico da Informação. Rio de Janeiro:Campus, 1995.

MOREIRA, Rosa (org). Assessoria de imprensa: o papel do assessor. Brasília: Fenaj, 1996.

MARTIN Vanessa. Manual prático de eventos. São Paulo. Atlas 2003.

NASSAR, Paulo e Figueiredo, Rubens. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2006

PINTO, Eduardo. Comunicação para produtividade: o que você tem a ganhar com a comunicação empresarial. Rio de Janeiro: Quartel,1994.

REGO, Francisco G. Torquato do. Comunicação Empresarial/Comunicação Institucional. São Paulo: Summus, 1986.

--------- Jornalismo Empresarial. São Paulo: Summus, 1987.

Bibliografia Complementar

FENAJ, Manual de Assessoria de Imprensa. São Paulo: 1986.

KUNSCH, Margarida Maria. O Planejamento da Comunicação Integrada. São Paulo: Summus Editorial, 1993.

LOPES, Boanerges. O que é Assessoria de Imprensa. São Paulo: Brasiliense, 1994.

NASSAR, Paulo/ FIGUEIREDO, Rubens. O Que é Comunicação Empresarial Coleção Primeiros Passos.Editora Brasiliense, São Paulo, 1995.

NORI, Walter/VALENTE, Célia. Portas Abertas. São Paulo: Best-Seller, 1990.

REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Cultura, poder, comunicação e imagem – fundamentos da nova empresa. São Paulo, Pioneira, 1991. Coleção Novos Rumos.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. Petrópolis, Vozes, 1998. 2 ed.

VILLELA, Regina. Quem tem medo da imprensa? Como e quando falar com jornalistas. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998.

ZANELLA, Luiz Carlos. Manual de Organização de eventos – Planejamento e operacionalização. São Paulo. Atlas 2004.

Livros recomendados

1 – Portas abertas, a experiência da Rhodia (Célia Valente E Walter Nori)

2 – Divulgação jornalística e relações públicas – comunicação empresarial na prática (Dorothy I. Doty)

3 – A força da comunicação (Frank M. Corrado)

4 – Pragmática do jornalismo (Manuel Carlos Chaparro)

5 – A arte de fazer jornal diário (Ricardo Noblat)

6 – O que é ser jornalista (Ricardo Noblat)

7 – Assessoria de imprensa – como se relacionar com a mídia (Maristela Mafei)

8 – O mundo dos jornalistas (Isabel Travancas)

9 – Instinto de repórter (Elvira Lobato)

10 – Muita sorte e pouco juízo (José Roberto de Alencar)

11 – Divina comédia da fama (Xico Sa)

12 – Assessoria de imprensa, teoria e prática (Elisa Kopplin)

13 – Uma Assessoria de Imprensa Responsável na Era Digital (Marguerite Hoxie)

14 – Ferramentas Digitais para Jornalistas (Sandra Crucianelli)

15 – Fama: como se tornar uma celebridade (Nara Damante)

Programação das atividades

03 de fevereiro 2017 (sexta-feira)

18 horas: Credenciamento e distribuição de material didático

19 horas: Início do curso

Assessoria de Comunicação o que é isso?

Conceitos e finalidades

20h30 : intervalo de 10 minutos

20h45 : retorno das atividades

Atuação das assessorias no Brasil e na América Latina

22 horas : encerramento

04 de fevereiro 2017 (sábado)

09 horas: Início das atividades

As assessorias e os veículos de comunicação: delimitação de territórios

A relação entre as redações convencionais e as redações de assessoria

10h30 intervalo de 15 minutos

10h 45 retorno das atividades

A comunicação interna e externa, o que mudou e o que fazer na era moderna

O trabalho do assessor de imprensa, do publicitário e do relações públicas

12h30 intervalo para almoço

13h30 início das atividades

O release

As peças publicitárias

Os relacionamentos com os públicos

15h30 intervalo de 15 minutos

15h45 início das atividades

O texto para veículos impressos, online e de radiodifusão

Quando o release vira notícia

As redes sociais, o assessor na era digital

18 horas encerramento



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